TETO DE BARCELÓ GERA POLÊMICA

Depois de ser aclamado, em fevereiro de 2007, como criador de uma nova Capela Sistina ao concluir a decoração da Capela de São Pedro na catedral de Palma de Maiorca, uma construção iniciada no século XIV em estilo gótico mediterrâneo, o pintor contemporâneo espanhol Miguel Barceló é alvo de profunda polêmica pela realização da pintura do teto da Sala de Direitos Humanos e de Aliança das Civilizações na sede da ONU, em Genebra, na Suíça.
O motivo gerador da polêmica é o custo da obra: 20milhões de euros. E o fato do Governo espanhol haver contribuído com 500mil euros do Fundo de Ajuda ao Desenvolvimento. Todos reconhecem a importância artística de Barceló. Uns acreditam o preço elevado mas, o que mais se critica é o processo de escolha do artista que não foi transparente e, principalmente, a utilização do dinheiro do Fundo de Desenvolvimento. Pessoalmente, creio que arte, assim como a ciência gera desenvolvimento sim.
O motivo gerador da polêmica é o custo da obra: 20milhões de euros. E o fato do Governo espanhol haver contribuído com 500mil euros do Fundo de Ajuda ao Desenvolvimento. Todos reconhecem a importância artística de Barceló. Uns acreditam o preço elevado mas, o que mais se critica é o processo de escolha do artista que não foi transparente e, principalmente, a utilização do dinheiro do Fundo de Desenvolvimento. Pessoalmente, creio que arte, assim como a ciência gera desenvolvimento sim.

0 Comments:
Postar um comentário
<< Home